QUEM SOMOS

Duggan Chthonio   
Duggan Chthonio    
O Ναός Εκάτης (Naos Ekatis) é um projeto religioso singular, que une a fé helênica com práticas mágicas reconstruídas. Ele nasce do desejo de seu idealizador, Duggan Chthonio, de praticar uma forma de culto tradicional de maneira ortoprática e resgatar a feitiçaria da Antiga Grécia dos períodos que se estendem desde o pré-helênico ao pós-Pitagórico. Seus fundamentos misturam a fé Helênica do período Clássico com alguns dos conceitos da Teurgia de Iamblichus, elementos dos Papiros Magicos Gregos, Orfismo, metodos oraculares gregos, Astrologia helênica, herbalismo grego, magia talismânica e muito mais.

Duggan busca com essa mistura criar uma senda própria com uma estrutura totalmente diferenciada das da bruxaria moderna e embasada não somente na magia e feitiçaria, mas também em estudos religiosos clássicos, filosóficos e acadêmicos, permitindo assim que muitos adeptos da fé helênica que tenham interesse pelo ocultismo não precisem deixar de seguir o reconstrucionismo da religião civil da pólis e expressar sua fé pelos Deuses Helênicos de forma tradicional possam ainda praticar o que chamamos aqui de magika hiera (magia sagrada). 

Nós não desrespeitamos de maneira alguma a Cosmogonia apresentada pelos principais nomes da literatura clássica grega, assim como não excluímos o culto a nenhum Deus do panteão helênico, mas focamos principalmente no culto à Deusa Hécate, que, nos mitos helênicos, está diretamente associada à magia e feitiçaria.

Naos Ekatis significa Templo de Hécate, sendo que Naos deriva do verbo grego ναίω – residir, ou ainda “ser preenchido por algo”, ou seja, Naos Ekatis é, além do Santuário da Deusa, estar repleto Dela, tornando assim os nossos corpos e nossos corações Sua morada.
Duggan é um estudioso das praticas magicas e dos cultos aos Deuses helênicos desde meados da decada de noventa. Ele também pesquisa diversos cultos de origem proto-indo-européia e diferentes formas de feitiçaria tradicional de inúmeros povos, além de ter pertencido por mais de dez anos a um grupo que prestava culto à Hécate como Deusa principal. 
O projeto Naos Ekatis vem sendo elaborado desde 2005 e aos poucos tem ganhado forma.
Muito embora sejamos focados no culto é a Deusa Hécate e seus diferentes epítetos, acreditamos que seja fundamental o culto a toda a vastidão de Deuses, Heróis e Daemons que compõem a mitologia e a crença dos antigos helenos.
Outro ponto que nos diferencia das vertentes modernas de Bruxaria é o fato de não sermos cultuadores dos diferentes Deuses como simples arquétipos ou mesmo faces de um único princípio divino Masculino ou Feminino, mas sim sermos panteístas e encararmos cada um dos Poderes Divinos como único e sagrado em sua individualidade e totalidade, pois percebemos que cada Deus e cada Deusa são absolutamente perfeitos e completos em si mesmos.
Naos Ekatis busca reconstruir a prática da feitiçaria helênica agregada a um culto doméstico à Hécate,  acentuando sempre os Nomos Arkhaios (Costumes Antigos) como a base de suas práticas, mesmo que muitas vezes elas não sejam de um mesmo período histórico e muitas de suas celebrações e festivais sejam adaptados ou até mesmo criados para a necessidade de suas práticas devocionais.
Não queremos aqui desmerecer nenhuma das diversas tradições de bruxaria existentes, mas sim somar a elas nossos esforços e anos de trabalho árduo em honra aos Deuses antigos e nossos ancestrais.

Ἔρρωσο!